O que a final da Liga Futsal tem a ver com o Estádio do Corinthians ?

24nov10

Ontem, como sempre sem nada para assistir à noite (nem mesmo na TV fechada), eis que me deparo com a final da Liga Futsal, jogo este que havia jurado não assistir depois da fatídica eliminação nas semifinais do Corinthians que era, em meu ponto de vista e de todos os analistas especializados no assunto, o melhor e mais completo time do campeonato em questão. Pois bem que, me contradizendo, me peguei assistindo a partida em questão, transmitida pelo canal Sportv (pertencente à Globosat) até que um pequeno detalhe me chamou a atenção…

O comentarista da partida disse que a empresa patrocinadora da equipe do jogador Falcão vai fazer um anúncio na próxima sexta-feira (26/11/2010) onde deve informar o fim da parceria com a equipe ou, na melhor das hipóteses, uma significativa redução nos investimentos neste esporte para 2011, então me perguntei…

Por que motivo uma empresa deixaria de investir dinheiro em uma equipe absolutamente vencedora, que participou das últimas 6 finais da Liga Futsal, que forma praticamente a base da Seleção Brasileira de Futsal e que possui os jogadores mais badalados do esporte no âmbito nacional ?

A resposta desta questão é simples (embora perturbadora)… a mídia em geral, representada principalmente pela Rede Globo/Globosat não respeita grande parte dos investidores dos clubes… Você pode me perguntar: como isso acontece ? Acontece de forma sutil, porém eficiente, no caso do futsal, os times são formados e bancados $$ por empresas privadas que, em contrapartida esperam ver sua marca no local de exposição mais importante que nesse caso seria o NOME DO TIME… sim senhores, a grande maioria dos times de Futsal possui o nome das empresas que o patrocinam e não o da cidade onde se localizam… então pensemos dessa forma, o investidor paga uma fortuna para manter um time e, durante toda a competição, ao invés de seu time ser chamado de Malwe/Cimed, a rede transmissora insiste incansavelmente em ¨batizar¨ o time de Jaraguá Futsal… sendo que, no próprio site da Liga Futsal, os nomes das equipes são definidos em sua maioria por seus patrocinadores… inclusive o do CORINTHIANS que, apesar de ter uma marca muito forte não tem como se manter sozinho nesse esporte, por isso o time se chama São Caetano/Corinthians/Unip… enfim… não se é dado o devido valor e divulgação para quem faz o esporte acontecer, que são as empresas e estas, por sua vez, acabam não tendo o retorno midiático de seus investimentos, ou seja, os clubes de futsal tendem a receber cada vez menos investimentos privados de patrocinadores e, a depender cada vez mais da venda de cotas para TV (que hoje para o futsal ainda é pequena, mas deve aumentar exponencialmente nos próximos anos)… Essa é a realidade do esporte em geral no Brasil, as TV´s em geral não respeitam quem investe no esporte…

Outros exemplos de desrespeito da Rede Globo para com empresas:

Na final da Copa do Brasil de 2009, com o Corinthians campeão, ninguém tinha a menos idéia de que o torneio se chamava Copa Kia do Brasil, pois esta empresa havia comprado o direito de ter seu nome vinculado ao nome do torneio… o que aconteceu ?  A empresa investiu milhões numa publicidade praticamente nula pois, só se lembra do nome dela no torneio através de algumas fotos que tiraram do Corinthians carregando uma faixa de campeão pelo gramado.

Outro exemplo: Alguém já viu a Globo chamando, durante uma transmissão ou comercial, a Libertadores de Copa Santander Libertadores ??? pensem nisso…

O que isso tem a ver com o Estádio do Corinthians ???

O Corinthians resolveu construir seu estádio junto à Odebrecht, ok? Como pretende pagar pela obra ? Com os direitos de uso do nome do Estádio… no papel, parece uma idéia brilhante, pois uma marca como o Corinthians conseguiria vender facilmente por, pelo menos 300 milhões os Naming Rights da arena por 10 anos, concordam ? Mas a tendência é que esse processo, infelizmente para o Corinthians e para todos os clubes que, posteriormente poderiam se beneficiar dessa estratégia fracasse e, o valor dos Naming Rights seja absurdamente inferior ao pretendido, por quê ? Pelo simples fato de que, neste caso TODA A IMPRENSA insiste em chamar a arena de FIELZÃO ou ITAQUERÃO, tentando popularizar o nome o que, consequentemente, vai causar a desvalorização do mesmo.

Agora pergunto: como você acha que a Rede Globo vai fazer a chamada, 5 minutos antes dos jogos no Estádio do Corinthians em suas transmissões ?

¨Bem amigos da Rede Globo, estamos aqui na Arena Banco Itaú (exemplo fictício) para transmitir ao vivo Corinthians e….¨

ou seria:

¨Bem amigos da Rede Globo, estamos aqui direto do FIELZÃO para transmitir ao vivo Corinthians e….¨

Pensando nessa tendência da mídia brasileira de desvalorizar as marcas e seus investimentos, você acha que Corinthians ou qualquer outro clube vão conseguir viabilizar uma venda lucrativa de Naming Rights seja de estádio, CT, ginásio, parque aquático ou qualquer outra coisa ?

Anúncios


2 Responses to “O que a final da Liga Futsal tem a ver com o Estádio do Corinthians ?”

  1. 1 luana

    cara, sou de jaragua do sul, o motivo da malwee parar com o patrocinio para o time de futsal foi porque um tal de Kaka Pavanello roubou muita grana na “transição” malwee/futsal, sendo assim o dono da malwee resolvel abandonar o projeto do futsal e agora só faz doações ao corpo de bombeiros e hospital aqui em jaragua do sul, esse Kaka Pavanello ladrão de merda que fodeu com o jaragua futsal …

    • Concordo com você que outros fatores também contribuíram para o fim da parceria…. mas a pouca exibição da marca foi um dos principais fatores pois o $$ estava sendo investido e o retorno não estava acontecendo.

      obrigado pela visita !!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: