Brasileirão por pontos corridos virou um tédio…

02dez10

O Campeonato Brasileiro, tem se tornado a cada temporada que passa, mais monótono e repleto de polêmicas… É um absurdo chegar nas últimas rodadas e, pelo menos metade dos 20 times da série A e B, não estarem disputando absolutamente nada…

Cai por terra, dessa forma a desculpa dos jornalistas brasileiros (que se acham europeus, como disse o Quesada onte no Jogo Aberto) de que o formato por pontos corridos vai sempre premiar a melhor equipe pois, quando nas últimas rodadas algumas equipes estão desinteressadas na disputa, seu desempenho em campo passa a influenciar diretamente no resultado final do campeonato, tomemos por exemplo o Fluminense, que neste ano contou com a evidente ajuda de São Paulo e Palmeiras, o que lhe rendeu 6 pontos fora de casa que podem ser decisivos para conquistar o título. Ou seja, nos pontos corridos não se premia o melhor time e sim o time que teve a tabela mais favorável. Uma idéia que está sendo discutida é a de que se disputassem clássicos regionais nas últimas rodadas, dessa forma a disputa na reta final tornaria-se mais equilibrada. Ok, é uma boa idéia, mas impossível de se executar na prática pois, se levarmos em consideração que temos em disputa 20 equipes de todo o país, seria muito difícil fazer 2 ou 3 rodadas de clássicos para todos, pois tem que se avaliar a possibilidade, na hora de se fazer a tabela, que a grande maioria das equipes não teria 3 clássicos seguidos pelo simples fato de não ter 3 adversários regionais, isso só acontece com os times paulistas e cariocas, que hoje possuem mais times na 1ª divisão. Sem falar no prejuízo que a TV teria pois não poderia se aproveitar de forma correta do retorno de audiência nas exibições de clássicos que acontecem em torno do campeonato. Enfim, na minha opinião é um modelo totalmente inviável para se utilizar num país como o Brasil, com uma rivalidade tão grande entre as equipes. Isso tem influenciado o resultado dos últimos campeonatos e foi o fator decisivo para a reta final do Brasileirão 2010.

Mata-mata é a melhor opção

Somos o país do futebol, certo ? então não devemos seguir uma tendência simplesmente porque a Europa segue essa linha, temos que pensar no que o brasileiro quer, o que traz emoção para o campeonato e faz os torcedores terem motivos para acompanhar seu times até o fim do campeonato.. Quem não sente saudades dos tempos em que as fases finais do Brasileirão movimentavam o país, nas ruas de todo o lugar só se a conversa dos torcedores e amantes do futebol a esperar ansiosamente  pelas memoráveis partidas decisivas. Num formato onde 8 times se classificam para as decisões e 4 são rebaixados, o que temos é que até a última rodada teremos quase todos os times disputando por algo, se analisarmos o equilíbrio do campeonato, vai ser comum o 12º colocado chegar na última rodada com a possibilidade de, com uma combinação de resultados chegar em 8º e se classificar. Isso intensificaria a disputa e faria com que os times dessem o seu máximo até o final, ao contrário do que acontece hoje, com as entregadas e com as malas de todas as cores correndo país afora. E digo mais… se querem premiar as equipes mais regulares, ótimo, faz com que, na fase de classificação, os 4 primeiros (ou 3) sejam os classificados para a Libertadores, sendo assim, se uma equipe que teve a ¨sorte¨ de se classificar em 8º e acabar sendo a campeã, ela não teria o direito de disputar a competição continental, pelo simples fato de que não teria sido uma das melhores equipes (em regularidade) no campeonato. Em contrapartida, teríamos 8 equipes disputando um título de extrema importância, estádios lotados, torcedores empolgados e tudo que faz de um capeonato, algo emocionante. As equipes passariam a das valor aos títulos novamente, e não a simples busca por uma vaga em outra competição, que é o acontece hoje. Os times comemoram muito mais a vaga para a Libertadores do que o próprio título em si.

Por que não premiar a equipe mais regular com o título ????

Simples…. pois o futebol se tornou o esporte mais popular do mundo, pois nem sempre o melhor vence, pelo simples fato de que, quando se entra em campo, tudo pode acontecer e, em partidas decisivas o adversário que tecnicamente pode ser mais fraco, tem a possibilidade de se superar e vencer o mais forte e são nessas partidas em que descobrimos os verdadeiros craques, os caras que assumem a responsabilidade e levam seus times à vitória. Quando optamos por um campeonato de pontos corridos, estamos ao mesmo tempo indo contra tudo aquilo que fez o futebol ser o fenômeno esportivo que é… Estamos afastando os torcedores e, logicamente, passamos a dar valor para torneios mais emocionantes como a Libertadores e até mesmo a Copa do Brasil. É hora do brasileiro voltar às suas raízes e reencontrar a emoção e a disputa até o final em seu principal campeonato, isso só traria benefícios para os clubes, torcedores, e para a TV transmissora.

Isso é só uma opinião, mas é algo que tem ganhado força nas últimas semanas e acredito que a CBF deve fazer algo nos próximos anos para transformar o Brasileirão num campeonato menos monótono no futuro.

Em tempo: O futsal do Corinthians, em exibição brilhante, venceu a Malwee-Jaraguá, em Jaraguá ontem, por 4 x 2, num jogo emocionante onde a equipe corinthiana praticamente eliminou o time de Falcão da competição. O futsal do corinthiansestá enchendo de orgulho a fiel neste ano de 2010.

#vaicorinthians

#seremoscampeoes

Anúncios


51 Responses to “Brasileirão por pontos corridos virou um tédio…”

  1. 1 Cristiano

    Olá!

    Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

    Caso haja interesse, entre em contato!

    Atenciosamente,
    Cristiano

  2. 2 Tereza

    Concordo plenamente ctg!
    Com esse negócio de pontos corridos, não vemos mais a garra, a luta entre as duas equipes que entram em campo, para disputar o título.
    Que façam pontos corridos na primeira fase! Como classificação. Assim os times que obtiverem os piores resultados, seriam rebaixados, e os 8 melhores disputariam: oitavas, em seguida as quartas, semi-finais e a final, esse sim, um espetáculo que dá vontade de ver, independente dos times que tenham conseguido chegar lá.
    Se o problema é Sul-americana e Libertadores, oras, já na primeira fase de classificação, seria do conhecimento de todos os 8 classificados, que não só prosseguiriam no campeonato, como teriam vaga na Libertadores. E, aqueles que conseguissem prosseguir para as quartas, já teriam vaga garantida no Sul-americano, ou sei lá como determinam isso…rsss.
    Mas, convenhamos, assistir a disputa do título entre Fluminense e um time que já está rebaixado… Que emoção há????

  3. 3 Ricardo

    o problema é que sem pontos corridos os times do sul seriam sempre campeoes pois eles tem mais raça em eliminatórias, e nós de sp nao ganhariamos mais nada.

  4. 5 Thiago

    Sou a favor do campeonato brasileiro disputado sob a forma de pontos corridos. Primeiramente, os campeonatos estaduais, copa do brasil, libertadores e sul-americana já são disputadas com pelo menos 1 fase de mata-mata. Portanto, já estamos muito bem servidos de campeonatos nesse estilo. Em segundo lugar, o campeonato de pontos corridos beneficia os clubes com melhor estrutura, só vermos que equipes como inter, cruzeiro e são paulo sempre disputaram as primeiras posições, nunca sofrendo com o risco do rebaixamento ao final do campeonato. E isso incentiva as outras equipes a melhorar. Veja o exemplo das equipes cariocas, ano passado o flamengo foi campeão e esse ano temos fluminense e botafogo entre os primeiros colocados, o que não ocorreu por acaso. As equipes do rio buscaram se reforçar e melhor administrar seus clubes, inclusive sob o aspecto financeiro, buscando acordos com empresas para bancar os salários de grandes reforços. O próprio corinthians deu grande importância ao campeonato brasileiro, após a eliminação na libertadores, considerando como obrigação a conquista deste. Fato é que o corinthians só não está a frente na última rodada do campeonato por incompetência própria, e não porque são paulo e palmeiras entregaram seus jogos contra o fluminense. De qualquer forma, se amanhã o corinthians ganhar o campeonato, será que sua opinião sobre a forma de disputa em pontos corridos continuará a mesma?

    • a mesma opinião, com certeza…. discordo dos pontos corridos desde 2003 e manterei minha opinião independente do Corinthians estar disputando título ou não…

  5. Acho que o brasileirão de pontos corridos deveria acabar e voltar o velho mata-mata, que e muito mais emocionante do que esse atual, que sempre no final do campeonato ocorre esses fatos de jogos facilitados por equipes que não estão mais disputando nada.

    E na série B acho que a CBF deveria colocar algumas vagas da copa sul-americana para dar mais motivação as equipes que só brigão para conseguir o acesso e para não ser rebaixado, já que muito time da série A não dão valor na competição!

  6. 8 Viking

    Cara…. o futebol em si deixou de ser legal faz séculos….
    Por exemplo…. Corinthians, meu… lembra da época do Zé Elias, do Ronaldo (goleiro)… era foda!!!!
    aí cagou tudo qdo o Viola foi pro Palmeiras…
    De boa, a partir daí, começou essa putaria de troca-troca entre times. Os jogadores nao são mais torcedores… Nao existe mais amor pelo time, só os torcedores tem. E foram os torcedores q permitiram essa mudança.

    Mal ae pelo desabafo … mas… Se já é assim dentro do time, o que dirá dos organizadores?! É logico que virou um saco o campeonato! Pq nao existe um bom campenonato faz tempo… (fora as transações milionárias… nao vou nem entrar nesse assunto)

    É… o jeito é migrar pro Rugby!!!
    uahauhauahauhuahauahuahauha
    =P

    flw! Parabéns pelo post!!!

  7. 10 Dayves

    Os mano tão mordido pq num vai te b.o.s.t.a nenhuma esse ano…
    kkkkkk

  8. 11 Victor Viola

    Seu blog é um lixo. Além de escrever mal, não consegue fazer uma análise imparcial.

    Isso aí não passa de chororô gambá

    • Esse blog não é imparcial… esse blog é direcionado para corinthianos….

      Obrigado pela visita e pelos sinceros elogios….

      E muito obrigado por se dar ao trabalho de fazer um comentário sobre um post em um blog que vc tanto ¨gosta¨…

      Volte sempre… mas toma o seu remedinho antes de responder tá ???

  9. 13 Thiago

    começou falando bem, mas no final falou merda…com todo o respeito..

    hoje ultima rodada temos apenas 6 clubes sem motivação no campeonato.

    dessa forma todos os clubes tem o mesmo numero de jogos, podendo assim planejar um melhor preparo físico, e uma estimativa de renda.

    se o corinthians perder esse campeonato, não será porque o São Paulo e o Palmeiras deixaram o fluminense ganhar, e sim porque não teve capacidade de ganhar seus jogos dentro de casa. (Ceará e Atlético GO)

    em 2005 quando o mesmo corinthians foi campeão ninguém na impressa falou que o campeonato era ruim ! quando o são paulo ganhou 3 anos seguidos alguns falaram, mas agora que é o segundo ano que os cariocas ganham, todo mundo fala que é um lixo o campeonato.

    hoje um time disputa todas as rodadas pensando no titulo, e não só as ultimas 4, como é o que você prefere.

    • a questão não é a fórmula de pontos corridos mas sim a falta de emoção… a falta das semanas que paravam o país para ver grandes decisões… não discuto a justiça dos pontos corridos, apenas discuto que futebol não é justiça, futebol é momento, é torcida empurrando… mas cada um tem sua opinião, respeito a sua…

  10. 15 Pedro

    Vai se ***** corintiano de *****!!!
    Mt mais justo os pontos corridos!

    • por que essa raiva amigo ? se vc acha justo times entregando jogos e malas de todas as cores no final do campeonato…. td bem… é opinião sua… agora… sem ofensas, ok ? podemos ter opiniões diferentes e ser civilizados ao mesmo tempo…

  11. 17 tricolor

    que choradeira em!!!!

  12. 18 Fluzao campeao

    gambá de *****! choraa nao!!

    fluzao campeao!!

    • vcs foram campeões sim…. mas não se esqueça… não conseguiram nos vencer…

      nos vemos na liberta ano q vem, blz ?

  13. 20 Alexandre

    Meu Deus do céu. Isso é para vc criador desse post inutil. Eu concordo com o brasileirão em pontos corridos sim, é muito melhor, afinal premia o time que teve o melhor desempenho durante todo o ano. É só pegar 2003, ou 2006 / 07 / 08, em que cruzeiro e o são paulo, foram campeões com 5 jogos faltando para acabar o torneio. Dependeram de alguem? Never!! Jogaram por merito. Agora todo mundo fala que o corinthians foi prejudicado, que o são paulo, entregou para o fluminense. Ué, se o corinthians quisesse ser campeão, que ganhasse os jogos que perdeu.

    • Vc leu o ¨post inútil¨, se deu ao trabalho de responder, mas não entendeu nada…

      A única coisa que concordo é que, realmente o Corinthians perdeu para si mesmo…

  14. 22 Valter Junior

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: qual time liderou por mais tempo o Campeonato Brasileiro???
    Vc ainda vai falar que é uma questão de “tabela mais favorável”.
    O mesmo Corinthians, que hoje “chora” a forma de disputa do campeonato é o mesmo que no ano passado entregou o jogo para o Flamengo, para ver seu rival Palmeiras prejudicado….
    Só para finalizar; o Cruzeiro de 2003 então, após 100 pontos conquistados, ainda deveria particpar de “play-off”????
    Agradeço pelo espaço.
    Valter Junior

    • opinião registrada, opinião respeitada… cada um tem sua forma de pensar…

      te faço mais um exemplo, o Corinthians de 1997, que liderou INVICTO todo o 1º e 2º turno e, foi desclassificado num dos mata-matas pelo Vitória-BA…. isso também não foi injusto ??? mas isso é futebol, não é justiça… é o time pequeno derrubando o time grande… o time que tem 2 expulsos no jogo se superando para segurar um resultado, enfim, são essas coisas que estão fazendo falta para o futebol…

      a propósito, quem realmente assistiu o jogo Corinthians x Flamengo em 2009, como eu, percebeu 2 coisas…. o Corinthians teve muitas chances de marcar seu gol e foi incompetente, o zagueiro Chicão foi expulso INJUSTAMENTE e o Ronaldo saiu machucado no primeiro tempo…. não vamos dizer que um campeonato todo foi resolvido numa bola que um goleiro mercenário como o Felipe não pulou pra pegá-la…

  15. 24 lucinei

    este formato é horrível… deveria voltar ao formato antigo em que o primeiro enfrentava o oitavo, o segundo enfrentava o sétimo, o terceiro enfrentava o quarto… dava muito mais emoção…

  16. 25 Cezar

    HAHAHAHAH

    Já tah dando desculpa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. 26 Alberto

    Se o seu time estivesse na ponta ou já tivesse sido campeão com algumas rodadas de antecedência, não estaria falando isso.

    E o Brasil não é país do futebol coisa nenhuma. Há jogos de segunda e terceira divisão da Inglaterra que tem mais público que 95% dos jogos do Brasileirão.

  18. Brasileirão por pontos corridos sempre!
    Já há mata-mata na Copa do Brasil, nos Estaduais, na Libertadores…
    Ao contrário do que você disse, metade dos 20 clubes ainda têm o que disputar na última rodada. Fora aqueles que estão sendo protagonistas mesmo classificados ou rebaixados. Neste ano não houve uma rodada sequer sem emoção.
    Mudar a regra é golpe.
    Choro de corintiano que não sabe perder e fez por merecer depender de outros clubes para ser campeão.
    Chega de hipocrisia, antes deste sistema a cada ano havia uma fórmula (sempre esdrúxula e que beneficiava os grandes com maracutaias das mais diversas), essa fórmula é a mais transparente e emocionante.
    E tenho dito.

    • Respeito sua opinião, embora pense diferente…. o espaço é pra debate mesmo e, infelizmente são poucos os que querem debater sem ofensas… o que não é seu caso…

      Não é choro de corinthiano pq corinthiano não chora a perda de títulos, pelo contrário, fizemos uma bela festa ontem, com mais de 20.000 alvinegros invadindo Goiânia pra torcer pelo Corinthians… e foi assim até o final, mesmo já sabendo que o título não viria…

  19. 29 santos

    sempre discoredei dos pontos corridos! tens toda razão no que fala…ja pensas-te e fazer um abaixo assinado?

    • A CBF e a Globo devem fazer algo em breve, os índices de audiência televisiva estão muito abaixo do esperado….

  20. Concordo plenamente. Será que o “Clube dos 13” e a CBF não veem isto? Pior é o controle “Global” sobre as transmissões, obrigando os moradores do sul assitirem jogos do eixo rio/SP e vice-versa!

  21. 32 Raphael

    Ola ,

    Estou de acordo com o fim do pontos corridos. Porem, o antigo sistema do brasileiro
    de mata a mata nao é o melhor.

    Acredito que a melhor formula seria a do brasileiro com pontos corridos e mata a mata, mas com 2 grupos(grupo A e grupo B,por ex.) , 10 times de cada lado definidos por sorteio. A primeira fase seria pontos corridos, com partidas de ida e volta.É a formula do campeonato carioca. Assim, os 4 primeiros de cada grupo disputam a fase de mata a mata, e os 2 ultimos de cada seriam rebaixados.

    Com isso, nao teremos time “reclamando” que ficou em 1º o campeonato todo e perdeu para o 8º , como foi no Brasileirao de 2002 ! Ainda teremos um campeonato longo que permite maiores investimentos dos clubes e as finais de campeonatos, que animam qualquer torcedor !

    • Por falar em 2002, conheço muito santista que apóia pontos corridos e esquecem que, se não fosse pelos mata-matas de 2002 o Santos não seria campeão Brasileiro, pois classificou-se em 8º e, talvez nunca tivéssemos ouvido falar de Diego e Robinho, que surgiram naquelas finas…

  22. 34 leandro

    Concordo em quase tudo.

  23. 35 jorge

    Isso nada mais é do que choro de paulista e principalmente de corintiano, que este ano, ano do centenário ( ou sem ter nada). Ate dois anos atrás quando os times de São paulo tinha a hegemonia do futebol nacional , ganhavam todas , a formula do campeonato era excelente e a dois anos o Rio vem abocanhando os títulos (ano passado o Mengão este ano o flu) , agora a formula do campeonato não presta. diz-se que entregaram jogos compraram juízes e por ai vai . Não tiveram nem a competência de ganhar do time reserva do Goiás portanto deixe de ser chorão e reconheça que perderam. Que o Eurico Miranda do Timão não conseguiu , nem com a ajuda da CBF , o tão sonhado título no ano do( sem ter nada). Parabéns ao futebol carioca , que mesmo com a dita desorganização , a dois anos faz o campeão nacional.

    • Eu sempre fui favorável ao mata-mata, mesmo quando o meu time foi campeão…

      A propósito… vc não deve conhecer a grande maioria dos corinthianos…. nós já não estamos nem aí para o título perdido… nós vivemos do Corinthians por si só. Se vc sair nas ruas hj verá muitos corinthianos com a camisa do timão (como é meu caso e de muitos que vi aqui), se vc passar por uma das quase 100 lojas da rede Poderoso Timão, verá corinthianos comprando produtos oficiais da mesma forma, independente ou não de títulos´. Isso é o que nos faz tão diferentes e tão odiados…

  24. 37 OSVALDO RODRIGUES NETO

    ISSO TUDO POR QUE O CURINGUINHA NÃO FOI CAMPEÃO,CENTENARIO SEM TER NADA
    HAHAHAHAHAHAAHAH SOFRA GALINHADA PRETA.

    POR PONTOS CORRIDOS E MAIS JUSTO,MUITOS TIMES PERDERAM TITULOS POR JOGAREM MAL UMA UNICA PARTIDA,QUE CULPA TEM NOS SE O CURINGUINHA NÃO GANHOU.

    QUERO VER AMANHÃ SE VEREI UM NA RUA E LEGAL TERMINARAM EM TERCEIRO. HAHAHAHAHAHAH

    • verá muitos corinthianos nas ruas, pode ter certeza…

      eu já vi muitos… e nenhum está chorando pelo título perdido, pode ter certeza…

  25. 39 Joaopedrojoaopedro

    Ah é claro,
    Voce fala diz que São Paulo e Palmeiras entregaram o jogo e renderam seis pontos para o Fluminense, parece que voce se esqueceu o que o seu “Timão” fez no ano passado né ?

  26. 40 Marcelo

    Da pra da um desconto pq foi um corintiano q escreveu esse monte de *****!!!! Timezinho incompetente eh isso…

  27. 42 delatroixx

    disse tudo cara, torço pro fluminense e concordo, é ruim saber que ganhamos o titulo atraves de 2 jogos que nos favoreceram, espero que a CBF tome vergonha na cara e retorne ao mata-mata.

  28. 44 tolito

    Ese fosse um misto de pontos corridos e os 4 primeiros fizessem um quadrangular final ,ai os times so dependeriam so de si mesmo e não tendo inflencia de jogos com times que supostamente favoreceriam uns para prejudicar outros

  29. 46 Zezao

    e so faze q nem na argentina, torneio com um campeao em cada turno e dps faz uma final entre os dois

    • Gosto do formato do camp. argentino o Apertura e o Clausura são praticamente 2 torneios distintos e a final entre os campeões praticamente pára o país dos hermanos… também seria um bom formato….

  30. 48 Luiz nEves

    Não concordo com 8 primeiros e sim 4 primeiros disputarem uma semi-final e final.. Aí esses 4 ja estariam classificados pra libertadores, até pq se classifica o 8º e é campeão e nao vai pra libertadores ia dá maior confusão. Acho que classificando 4 como é no paulista e carioca seria bem melhor e os times que estão em 2º 3º e 4º não teriam que ficar torcendo pra seus rivais não entregarem, coisa que é quase impossivel de acontecer.. Tá na hora da CBF mudar essa forma do brasileiro, ou pelo menos não colocar muitos jogos dos eixos RIO-SP no final como foi esse ano em Flu x Pal e Flu x SP, pois sempre esses 2 eixos tem times brigando pelo titulo, entao sempre um vai entregar pro rival nao ser campeão se nao tiver brigando por nada.

  31. 49 Bruno

    Tosco seu post hein amigo… Muito fraco

    • tá bem tosco mesmo… com certeza você é capaz de fazer muito melhor, deveria usar seu tão precioso tempo para ensinar pobres mortais como eu a escrever posts de qualidade como os que você deve escrever em seus blog com pagerank 5…

      Obrigado pela visita e volte sempre para compartilhar sua imensa sabedoria com este pobre e mortal corinthiano…


  1. 1 Brasileirão por pontos corridos virou um tédio… (via Blog do Tonhão) | Beto Bertagna a 24 quadros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: